Em 2024, o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) conquistou uma posição no Top 10 das instituições de ensino superior mais empreendedoras em Portugal, de acordo com a 3.ª edição do Ranking das Universidades Empreendedoras.
A distinção coloca a instituição como o segundo politécnico com melhor classificação a nível nacional.
O estudo, desenvolvido pela Startup Portugal em colaboração com a Dealroom, baseia-se em dados da Plataforma de Mapeamento do Ecossistema e avalia critérios como o número de startups fundadas, volume de financiamento angariado e criação de unicórnios.
Os resultados revelam que 124 antigos estudantes do IPLeiria foram responsáveis pela fundação de empresas inovadoras.
Carlos Rabadão, presidente do IPLeiria, manifestou a sua satisfação: “É a primeira vez, desde a criação deste ranking, que estamos entre as dez mais empreendedoras em Portugal. É naturalmente motivo de grande orgulho, sobretudo por reflectir a nossa aposta em processos inovadores e de qualidade que nos diferenciam.”
O responsável sublinha que a instituição se destaca pela “oferta formativa inovadora, pelo fomento de uma investigação de qualidade e pela criação de uma forte ligação à sociedade e ao tecido empresarial”. O IPLeiria assume-se como “um parceiro proactivo, facilitador e promotor de atitude empreendedora”.
No centro desta dinâmica está o Centro de Partilha e Valorização de Conhecimento (CPVC), uma estrutura que serve de interface com o exterior. “Proporcionamos aos estudantes o envolvimento num conjunto de projectos que visam fomentar a cultura empreendedora, a promoção da criatividade e de ideias inovadoras”, explica Rabadão, destacando o papel do CPVC na concretização de diversos projectos académicos e na criação de spin-offs, em parceria com empresas e outras instituições.
O Ranking das Universidades Empreendedoras de Portugal 2024 assume particular relevância ao reconhecer e destacar o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo no país, incentivando activamente a inclusão de projectos inovadores nos programas académicos.