Apesar do calor que se fez sentir no fim-de-semana, a organização do Leiria Sobre Rodas contabilizou a passagem de 68.309 pessoas pelo evento que celebra o mundo automóvel e tudo o que a ele diz respeito.
“Foi a edição mais participada de sempre”, tendo em conta que este ano a iniciativa reduziu de quatro para três dias, refere Catarina Louro, a vereadora com os pelouros do Turismo, Mercados e Feiras Municipais, em Leiria.
A autarca adianta que “gostaria de destacar” a preocupação da autarquia, entidade organizadora do Leiria Sobre Rodas, “em contribuir” para a introdução de novos modelos de mobilidade eléctrica.
“Desde 2020 que temos a Avenida Eléctrica, com o intuito de promover veículos mais amigos do ambiente e, este ano, evoluímos nesta matéria, com a participação deste tipo de veículos em pista no Electric Challenge, com a utilização de vários carros eléctricos nas experiências de co-drive e com a pista de karting infantil eléctrico”, salientou Catarina Louro.
Após várias queixas, na edição do ano passado, em relação ao ruído, a Câmara Municipal de Leiria prometeu fazer melhor este ano e colocar em prática medidas que reduzissem o impacto do evento. Mesmo assim, houve quem se queixasse de barulho, provocado, em especial, por veículos fora do recinto e dentro da cidade, durante a tarde e pela noite dentro.
“Face às edições anteriores, o número de queixas acerca do ruído e cortes de trânsito foram residuais. Desde o planeamento à realização do evento, houve preocupação e esforço para gerir os constrangimentos de trânsito”, responde a vereadora.
Catarina Louro anuncia ainda que, p