Da Bélgica, da Alemanha, dos Estados Unidos da América, do Canadá e da Holanda, para Leiria. Estes são apenas alguns dos países de onde provêm as mais de uma centena de marcas de cerveja disponíveis no Ponto G, uma casa especializada em cerveja artesanal, nacional e importada, que existe há já quatro anos em Santarém e, desde Agosto deste ano, em Leiria.
Gonçalo Gargaté, proprietário, afirma que o Ponto G, maioritariamente frequentado por um público que vai dos 30 aos 50 anos, é um local tranquilo. A casa, localizada na Rua Tenente Valadim, oferece mais de 100 marcas de cervejas com diversas origens, num ambiente “clean”, descontraído, com música jazz e bossa nova.
Para Gonçalo Gargaté, a que mais se destaca é a trapista, proveniente de vários países mas, essencialmente, da Bélgica. “Não é uma cerveja para matar a sede. É de degustação. É mais alcoólica, mais complexa.”
Tem tradição nos mosteiros trapistas, sendo que dos 171 existentes no mundo, apenas 11 estão autorizados a assinalar as suas cervejas com o selo de autenticidade trapista, garantindo, assim, a sua produção de origem monástica. Desses mosteiros, seis estão na Bélgica, dois na Holanda, um na Áustria, um nos Estados Unidos da América e um na Itália.
[LER_MAIS] Já a mais procurada pelos clientes, é a cerveja de trigo alemã. “Além de ser a mais barata, é mais fácil de beber porque é mais leve. É mais adocicada e tem menor teor alcoólico. É diferente da tradicional, que é feita apenas com cevada.” E no que a valores diz respeito, nesta casa o preço da cerveja de pressão varia entre os 2,50 euros e os 5,50 euros, enquanto a de garrafa vai dos 1,60 euros aos 6,90 euros.
Mas nem só a cerveja marca presença no Ponto G. Há também tapas, como queijos, enchidos e conservas. E até ao final deste mês, a cervejaria conta com algumas novidades devido à celebração do Oktoberfest, um evento tradicional da Alemanha que assinala as primeiras colheitas do trigo.
O Ponto G é um negócio familiar, afirma o proprietário que conta com a irmã e com o sobrinho, Tiago Salvador, que está à frente da cervejaria de Leiria. Gonçalo Gargaté decidiu apostar na cidade do Lis por considerar ser uma área que faltava explorar na região. O Ponto G abre todos os dias às 16 horas e encerra às 2 horas da madrugada, excepto ao domingo e à segunda-feira que encerra à meia-noite.