Com o passar dos anos, Setembro tem vindo a definir-se, em Leiria, como o mês de todas as causas, e eu quero falar especificamente de duas que continuam a marcar o calendário: uma em forma de comemoração, outra em forma de luta que já devia ter terminado mas… enfim, aqui estamos nós!
Comecemos pela que já devia ter terminado. Um ano volvido, no dia 28 de Setembro voltamos a sair à rua, em Leiria e em todo o País, para lutar pelo direito a ter casas onde morar. Outra vez. Claro que a crise especulativa da habitação – um fenómeno global fruto de uma desregulação completamente selvagem do mercado habitacional – não se ia resolver da noite para o dia, é certo.
Mas é vergonhoso que passado um ano e depois de várias mobilizações que têm vindo a expôr tantas realidades chocantes, estejamos ainda pior – mais desprotegidos, com menos soluções e políticas públicas, e com um Governo que volta atrás nas tímidas medidas que tinham sido conquistadas com tanto esforço. Está outra vez tudo por fazer, o que significa que às 16:00 horas de dia 28 lá estaremos de novo na Fonte Luminosa!
A outra luta que vai marcar o mês em Leiria é a 4ª Marcha pelos direitos LGBTQIA+. Esta é uma luta mais alegre, que veio para ficar, e que esperamos que se vá transformando paulatinamente em comemoração, em vez de reivindicação. Assim como o 25 de Abril e os seus 50 anos (não que não haja ainda tanto Abril para reivindicar), saimos à rua para pedir menos discriminação (ainda!), mas celebramos o amor.
Desfilamos em marcha alegre e firme pelo direito a existir, mas orgulhosas das nossas identidades, como quem celebra a vitória da equipa que ganhou o campeonato! Sim! As pessoas LGBTQIA+ são uma equipa, uma comunidade que tem direito a ver e ser vista, a mostrar-se, para que outras pessoas se possam sentir seguras o suficiente para se libertarem, e para virem connosco para o ano também!
É por isso que a Marcha é linda, necessária, e precisa de toda a gente! Dia 22 de Setembro, às 15:00 horas no Jardim da Almuinha Grande, venham passar um domingo colorido, divertido e, acima de tudo, cheio de amor! Setembro é amor e luta, e precisamos de todas vocês!