O manual de ultimate frisbee escrito por José Amoroso, professor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, foi traduzido para chinês, pelos alunos do curso de Tradução e Interpretação Português/Chinês – Chinês/Português.
O lançamento e apresentação do manual sobre desportos de ultimate e de disco nas escolas foi realizado junto de 2.083 docentes, que assistiram a um webinar, onde José Amoroso falou das qualidades deste desporto, que começa a ser cada vez mais presença assídua nas escolas e aproveitou para evidenciar o potencial ilimitado da escola ultimate, um modelo para uma escola que ofereça desportos de disco de alta qualidade.
José Amoroso destaca o “espírito de jogo” destes desportos, onde ser árbitros de si próprios pode ser um desafio a transpor para outras modalidades, sobretudo, na formação. “Tem uma componente muito pedagógica.”
A mensagem é que é possível “praticar o maior número de modalidades”, até porque o principal objectivo é “combater o sedentarismo e criar hábitos de uma vida saudável”.
“Agora irei à China fazer a apresentação do manual e dar formação quer sobre o ultimate frisbee quer sobre o disc golf. O objectivo é motivar mais pessoas para a prática dos desportos de disco, que ultimamente tem estado mais focado no ultimate frisbee e também chegar ao maior número de alunos”, explica o também investigador do CIEQV – Centro de Investigação Em Qualidade de Vida.
O grande sonho é conseguir tornar o ultimate frisbee em modalidade olímpica. Foi rejeitada a possibilidade para os próximos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, mas José Amoroso, que integra também a World Flying Disc Federation, vai continuar o seu trabalho para que a competição seja olímpica em 2032.