Os bailarinos Margarita Fernandes e António Casalinho, do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, de Leiria, ganharam o primeiro prémio (ex-aequo, com um par italiano) na categoria de pas de deux clássico (seniores), no Youth America Grand Prix (YAGP) de 2020.
Venceram graças à sua interpretação do pas de deux do segundo acto de La Sylphide.
“Hoje em dia, o YAGP é provavelmente o mais importante concurso de dança clássica e contemporânea do mundo”, aponta Annarella Sanchez numa publicação feita ontem à noite na sua página de Facebook.
“É sem dúvida o concurso mais aberto, com mais participantes, pois é composto por semifinais regionais, que se realizam em numerosas cidades à volta do mundo, sendo aí escolhidos os melhores concorrentes, que se encontram, depois, na final, em Nova Iorque”.
Mas este ano, “devido à Covid-19, a final não se pôde realizar presencialmente”. No entanto, a organização “decidiu ir em frente com o concurso em modo virtual, no que diz respeito à categoria de pas de deux”.
“O júri que teria estado na final de Nova Iorque reuniu-se online e viu os vídeos que tinham sido gravados nas semifinais regionais, com os concorrentes aprovados para participar na final”, explica a professora na sua publicação.
Foram atribuídos prémios em três secções: pas de deux contemporâneo, pas de deux clássico (juniores) e pas de deux clássico (seniores).
A secção de pas de deux clássico (seniores) incluía 12 duos concorrentes, vindos de todo o mundo e, “como se calculará, todos muito bons”.