Quatro datas, dois fins-de-semana, quatro concertos. O nono Festival Jazz da Marinha Grande acontece em Novembro e leva ao Teatro Stephens – sempre às 21:30 horas – a música de Quang Ny Lys, Pedro Nobre Quinteto, Mário Barreiros Quarteto e Noa com Rão Kyao.
A geração actualmente entre os 30 e os 40 anos – já com provas dadas – abre a edição de 2023: o trio Quang Ny Lys (álbum homónimo editado no ano passado pela Roda Music) junta a cantora Rita Maria (Artista do Ano nos Prémios RTP Festa do Jazz 2018), o guitarrista Mané Fernandes e o saxofonista João Mortágua (Melhor Álbum Jazz nos Prémios Play 2020 com Dentro da Janela). Prometem inovar sobre os standards do cancioneiro norte-americano e vão a palco esta sexta-feira, 10 de Novembro.
No sábado, 11, o compositor e pianista Pedro Nobre, natural da Marinha Grande, apresenta o mais recente disco, Living Tides, de 2022, em que a inspiração surge do mar para o quinteto em que é acompanhado por Tomás Marques (saxofone alto, a substituir o norte-americano John O’Gallagher, responsável pelo registo em estúdio), Nuno Costa (guitarra), Demian Cabaud (contrabaixo) e Pedro Felgar (bateria).
O Festival Jazz da Marinha Grande continua a beneficiar da direcção artística de César Cardoso, que deixa para o último fim-de-semana dois concertos com nomes consagrados. Sexta-feira, 17 de Novembro, o baterista Mário Barreiros – suportado por Ricardo Toscano (saxofone alto), Abe Rábade (piano) e Carlos Barretto (contrabaixo) – enche o Teatro Stephens com a sonoridade do álbum Dois Quartetos Sobre o Mar, de 2022. No sábado, 18, o trio Noa, de Nuno Costa (guitarra), Óscar Graça (piano e teclados) e André Sousa Machado (bateria) convoca Rão Kyao (flautas) para a interpretação ao vivo do disco Concavexo, lançado no ano passado.