A Marinha Grande inaugurou ontem o primeiro gabinete do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), da recém criada Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), numa parceria com o Município, que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas.
Na sessão solene, ocorrida no Salão Nobre do Edifício do Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, admitiu que “os desafios da integração social e da multiculturalidade estão hoje na nossa prioridade de acção”.
Aurélio Ferreira acrescentou que o novo gabinete vai assegurar “um serviço essencial para a nossa população”, que será “complementar ao trabalho que já é realizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, designadamente o desenvolvido pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, no apoio, informação, encaminhamento e concessão de apoios económicos, no âmbito do Regulamento Municipal do Fundo de Coesão Social, que criámos para todos os cidadãos residentes no concelho, incluindo os migrantes”.
O secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, destacou que “a Marinha Grande é um concelho onde a mão-de-obra é fundamental para perpetuar o sucesso do território”, acrescentando que “todos os que vêm são fundamentais para poder continuar a catapultar a Marinha Grande, o crescimento, e as exportações”. Rui Armindo Freitas considerou que o País “precisa de atrair cada vez mais pessoas, porque temos de olhar para a imigração como uma solução para o Inverno demográfico”.
Segundo nota de imprensa emitida pela câmara, o governante elogiou a parceria com o município e salientou que “os autarcas são fundamentais porque conhecem o terreno e para a integração ser plena, é necessário integrar quem vem, mas, também, preparar quem está, para acolher”.
O presidente do Conselho de Administração da AIMA, Pedro Portugal Gaspar, reforçou o compromisso de inclusão e apoio às comunidades migrantes, através deste Centro que, além de assegurar acolhimento e informação em áreas como regularização de situação migratória, habitação, emprego, saúde, educação e empreendedorismo, vai assistir a uma modernização administrativa.
O presidente da AIMA identificou a existência de cerca de 4400 migrantes no concelho da Marinha Grande. Informou que “o distrito de Leiria tem 9,1% de população migrante e que a Marinha Grande tem 10,8%, o que se explica devido ao tecido industrial que necessita dessa mão-de-obra”.
Após a sessão solene, procedeu-se ao descerramento da placa do novo CLAIM, localizado na Rua Machado Santos, junto ao edifício da Câmara Municipal.
De seguida, os participantes assistiram a um momento cultural no Museu do Vidro, com actuações de jovens das comunidades indiana e brasileira.
O CLAIM da Marinha Grande vai funcionar às terças e quartas-feiras, das 9 às 12:30 horas e das 14 às 17 horas, devendo ser feita inscrição prévia para o atendimento no Edifício dos Paços do Concelho ou através do email claim@cm-mgrande.pt.
Este gabinete vai assegurar o acolhimento, informação e apoio destinados a ajudar os migrantes em diferentes áreas como: regularização da situação migratória, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, trabalho, Segurança Social, retorno voluntário, saúde, educação, empreendedorismo, apoio ao associativismo, entre outros serviços, especifica a autarquia.