Professor e dirigente associativo, falecido em 2021, aos 89 anos, Arnaldo Cunha vai ser homenageado, este sábado, numa sessão a realizar na sede da Filarmónica de Santiago dos Marrazes, em Leiria, com a apresentação de um livro evocativo da sua vida. Intitulada Arnaldo Ferreira da Cunha – um Leiriense de Coimbra – Testemunho de uma vida plena, a obra “recorda momentos da vida homem, do professor e do cidadão”.
A sessão começa pelas 15 horas com uma visita ao Museu Escolar de Marrazes, instituição com a qual colaborou com acervo, segundo-se, às 16 horas, a apresentação do livro. Natural de Coimbra, Arnaldo Cunha radicou-se, em 1959, nos Marrazes, onde foi professor do 1.º ciclo (antiga escola primária), deu aulas a adultos, foi Juiz de Paz e esteve ligado, como sócio, à Filarmónica de Santiago dos Marrazes e ao Sport Clube Leiria e Marrazes.
Arnaldo Cunha exerceu também funções docentes em Almagreira (Pombal), Caldelas (freguesia de Caranguejeira, Leiria) e esteve na fundação da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, da ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria.
Fez ainda parte da estrutura distrital de Leiria fundadora do Sindicato dos Professores da Zona Centro, foi sócio da Sociedade de Língua Portuguesa e da Sociedade Portuguesa de Matemática e autor do jogo didáctico “Aprenda História Jogando” editado pela Porto Editora.
Em sua casa nasceu o JORNAL DE LEIRIA, publicação que ajudou a fundar. Foi distinguido pelo Município de Leiria, com a atribuição do Galardão Municipal.