A Maxiplás, empresa de Pombal especializada no processamento de termoplásticos de engenharia, do Grupo Socem, investiu cerca de 12 milhões de euros na aquisição de equipamentos, preparação de instalações e recrutamento de recursos humanos, para avançar com a produção de painéis para o interior do novo camião eléctrico Volta Zero, bem como com a produção da caixa de bateria para um outro veículo eléctrico pesado da Skania.
De acordo com Luís Febra, administrador do Grupo Socem, o Volta Zero é um veículo eléctrico projectado especificamente para logística urbana, que reduz o impacto ambiental [LER_MAIS]Empnas cidades. “É o primeiro camião eléctrico do mundo já em produção, na Áustria, e que já circula, em fase de teste, por várias cidades”, salienta.
“E tem a particularidade de poder ser conduzido em todos os países do mundo, com lugar para o condutor no centro de uma cabine ampla”, prossegue ainda. “Serve para entregas urbanas, inclusive em horário nocturno”, nota Luís Febra. “Foi produzida uma série zero, que já circula, o que nos permite fazer os últimos ajustes. A receptividade do mercado tem sido boa e as expectativas são já de dobrar a quantidade de veículos que estimávamos produzir numa primeira fase”, passando de 25 para 50 camiões, refere o administrador.
À Maxiplás irá competir o fabrico de painéis de cobertura do interior da cabine. A empresa de Pombal já aumentou a equipa com 14 colaboradores (num universo de 201), no sentido de os preparar para este projecto, bem como outro, “de produção de caixas de bateria para o primeiro veículo eléctrico pesado da Skania, para transportar cargas de 16 toneladas” explica Luís Febra.
“No caso da Skania, vamos trabalhar em parceria com a Northvolt e prevemos que a Maxiplás produza quatro milhões de unidades por ano”, adianta o administrador. “O universo dos veículos eléctricos é muito diferente. Trabalhar nesta área dá-nos know how e projecta-nos junto de outras marcas”, congratula-se o responsável pelo do Grupo Socem.
Autonomia eléctrica de quase 200 quilómetros
O Volta Zero foi desenvolvido pela Volta Trucks, startup fundada em 2019, na Suécia, envolve vários parceiros, entre os quais a portuguesa Maxiplás, e foi recentemente apresentado no IAA MOBILITY 2023, certame que se realizou entre 5 e 10 de Setembro em Munique, na Alemanha.
O site da Volta Trucks especifica que o Volta Zero é “o primeiro veículo totalmente eléctrico de 16 toneladas do mundo, projectado para logística urbana, reduzindo o impacto ambiental das entregas de carga nos centros das cidades”. E foi concebido desde início “com uma autonomia eléctrica pura de 150 a 200 quilómetros”. A startup refere ainda que “a segurança também está no centro da Volta Trucks, com a ambição de produzir os camiões mais seguros para as nossas cidades”.
Nessa medida, “o Volta Zero foi projectado para ser eléctrico desde o início, “o que facilita uma mudança radical na segurança de veículos, motoristas e peões”. E, “graças à retirada do motor de combustão interna, o operador de um Volta Zero fica em posição de direcção central, com altura de assento muito menor do que um camião convencional.
Esta combinação, aliada a um design de cabine em estilo de casa de vidro, proporciona ao condutor uma ampla visibilidade de 220 graus, minimizando os pontos cegos perigosos”, observa a startup.