O pão de medronho desenvolvido por Rui Lopes, proprietário da Medronho & Canela – Inovação Alimentar e Nutricional, venceu a quarta edição do Prémio Food Fab Lab 2020.
A inovação, a degustação e o potencial de mercado foram os três critérios determinantes na escolha.
O proprietário desta empresa, que é uma spin off do Politécnico de Leiria, é igualmente investigador no Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde (CiTechCare), do Politécnico de Leiria.
Segundo um comunicado deste estabelecimento de ensino superior, o pão de medronho é “um pão rústico, especial e inovador, com todos os componentes do medronho. O produto começou a ser desenvolvido em 2010, tendo sido formuladas, durante cinco anos, dezenas de fichas técnicas até encontrar uma fórmula com viabilidade de mercado”.
A Medronho & Canela nasceu para promover o projecto do “Pão de Medronho” e dar corpo a outros produtos de inovação alimentar e nutricional.
Os vencedores do Prémio Food Fab Lab foram anunciados no dia 16, no INOV.LINEA – Tecnologias Alimentares, no TagusValley – Parque de Ciência e Tecnologia, em Abrantes.