A triatleta Melanie Santos está entre os nomeados na categoria de jovem promessa do ano da Gala da Confederação do Desporto de Portugal, cuja 20.ª edição decorrerá no Casino Estoril a 11 de Novembro.
Com a atleta de Alcobaça, que conquistou a medalha de bronze no Europeu de sub-23 e no Mundial de sub-23, estão também nomeados Joana Cunha (desporto universitário/taekwondo), José Souto (patinagem), João Amorim (canoagem) e Rúben Neves (futebol).
Na categoria de atleta feminina do ano, a bodyboarder Teresa Almeida, campeã mundial ISA, também está nomeada, além de Filipa Martins (ginástica), Mariana Souto (patinagem), Francisca Laia (canoagem) e Fu Yu (ténis de mesa).
A equipa do ano sairá de um lote em que há atletas da região na berlinda. Na selecção de hóquei em patins sub-20 alinhava Pedro Baptista, do Turquel, e na selecção de futebol de praia estão integrados os nazarenos Jordan Santos e Bruno Novo. A representação nacional de canoagem K4 1.000 e as selecções de andebol masculino universitário e de ténis de mesa completam o lote de designados.
Para atleta masculino do ano estão nomeados o ciclista Rui Costa (vencedor das três últimas edições), Nelson Évora (atletismo), Miguel Oliveira (motociclismo), Rui Bragança (taekwondo) e Fernando Pimenta (canoagem).
Os nomeados para treinador do ano são Rolando Freitas (andebol), João Ganso (atletismo), Hélio Lucas e José Sousa (canoagem), Mário Narciso (futebol de praia) e Lino Barruncho (triatlo).
Os cinco finalistas de cada categoria vão estar submetidos à votação online do público (com peso de 60 por cento) e à votação dos presentes na Gala do Desporto.
Na Gala serão ainda entregues os prémios Personalidade do Ano e Alto Prestígio.
Para votar, clique aqui.
Jornal de Leiria/Agência Lusa