Desde a inauguração a 22 de Maio, e até Setembro, a Black Box beneficiou 14 entidades do concelho de Leiria ligadas à cultura e recebeu seis performances e residências artísticas de teatro, 22 eventos musicais e duas apresentações de dança, segundo a Câmara Municipal de Leiria, atraindo mais de 1300 espectadores.
Na quinta-feira, 24 de Outubro, a Black Box – Plataforma de Criação Artística de Leiria foi distinguida com uma menção honrosa na categoria de arquitectura de interiores dos Prémios do Imobiliário Expresso SIC Notícias.
“A distinção reflecte a qualidade deste projecto, que se assume como um recurso fundamental para as estruturas criativas do nosso concelho e para o público”, considera Anabela Graça, vereadora da Educação e Cultura do Município de Leiria, citada numa nota partilhada pela autarquia.
Nesta edição do concurso, de acordo com a Câmara de Leiria, foram apresentados 70 projectos, em áreas como reabilitação, espaço público, sustentabilidade e inovação na construção.
“A Black Box, idealizada pelo arquitecto Carrilho da Graça e situada no histórico paço episcopal, destaca-se pelo seu foco no acolhimento e produção de espectáculos de artes performativas, com ênfase em propostas experimentais e multidisciplinares”, salienta o município.
Inclui 2.000 metros quadrados distribuídos por três pisos.