Os militares da GNR resgataram um cão no dia 26 de Maio, na localidade de Salir do Porto, em Caldas da Rainha, anunciou hoje o Comando Territorial de Leiria.
No seguimento de um alerta por parte de populares a dar conta que um cão se encontrava nas arribas junto ao mar, aparentemente abandonado, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato ao local, onde detectaram que o animal estava num local de difícil acesso, refere uma nota de imprensa.
No decorrer da acção foram encetadas diligências, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha, que permitiram aceder ao local e resgatar o cão que se encontrava num estado debilitado e desidratado.
Após o seu resgate foi possível verificar que o animal era portador de microchip, encontrando-se registado na base de dados do Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), o que permitiu constatar que se tratava de um canídeo desaparecido desde o dia 2 de Maio.
O animal foi entregue no Canil Municipal de Caldas da Rainha para monitorização do seu estado de saúde e para posterior entrega à sua proprietária.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a protecção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas, lê-se ainda no comunicado.