O ministro da Agricultura e Pescas José Manuel Fernandes visitou a sede do Grupo Lusiaves, em Leiria, na semana passada, segundo uma nota publicada na página da empresa, na rede social Linkedin.
O encontro, que juntou o governante e o fundador do grupo empresarial, o comendador Avelino Gaspar, terá servido para debater “a importância do sector avícola na economia nacional, os entraves ao seu desenvolvimento, bem como a apresentação dos pontos estratégicos adoptados pelo Grupo Lusiaves, sobretudo no que respeita aos investimentos recentemente realizados e também os que estão projectados para o futuro próximo”.
Segundo a mesma nota, em 2023, o grupo investiu mais de 50 milhões de euros e possui um plano de investimento para 2024, considerado “ambicioso”, destacando-se a instalação de novas explorações e modernização das existentes.
“Exemplos demonstrativos da dinâmica de investimento são o novo Centro de Distribuição em Paris e a aquisição de uma participação societária na Scandi, tornando o Grupo Lusiaves o maior accionista do líder escandinavo no sector avícola que conta com actividade na Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Irlanda.”
O fundador e presidente do grupo afirma que se tratou de “um momento de enorme honra e que traduz o reconhecimento pelo notável trabalho de mais de 4500 pessoas”.
E José Manuel Fernandes reafirmou o seu compromisso para com o desenvolvimento do sector agro-industrial, respectivos produtores e empresas.
O ministro enumerou as medidas que estão a ser realizadas pelo ministério que visam oferecer mais competitividade ao sector e coesão territorial.
Houve ainda oportunidade para expor temas importantes para o desenvolvimento empresarial e das comunidades, como o da Sustentabilidade Ambiental, Sustentabilidade Social e de Governance, pilares fundamentais na acção do Grupo Lusiaves.