No último ano, os serviços de Mobilis que circulam aos domingos e feriados na cidade de Leiria e nas freguesias à volta, transportaram 9.235 passageiros. Tendo em conta que, em 2023, houve 65 domingos e feriados e que, segundo os dados dos horários disponíveis do site do Mobilis, nesses dias existem 26 serviços, registou-se uma média de seis passageiros por viagem.
Apesar dos números evidenciarem ainda uma fraca procura destes horários, introduzidos no final de 2021 em resposta ao pedido de utentes feito numa petição, a câmara de Leiria faz um balanço “positivo” da medida e garante que o Mobilis vai continuar a circular aos domingos e feriados. “O serviço urbano deve ser sempre analisado como um todo, dando corpo à necessidade de coesão territorial em todos os dias da semana”, alega Luís Lopes, o vereador que, entre outros, tutela pelouro dos Transportes Públicos.
O autarca reconhece que o número de passageiros ao fim-de-semana é “diferente” dos dias úteis, que regista uma procura significativamente maior, mas, frisa, “é importante a existência de soluções aos domingos e feriados, colmatando as necessidades de mobilidade de carácter profissional e de lazer”.
De acordo com os dados facultados ao JORNAL DE LEIRIA, cerca de 85% das 9.235 pessoas que, no último ano, utilizaram o Mobilis ao domingo e aos feriados, eram detentoras de passe mensal, enquanto as restantes compraram o bilhete ao motorista.
Os dados indicam ainda que Dezembro foi o mês com maior número de passageiros nesses dias, com um total de 1.166 pessoas, seguindo- se Junho, com 1.032. Estes foram, aliás, os únicos dois meses de 2023 que ultrapassaram a barreira dos mil passageiros transportados aos domingos e feriados. Este ano, até 22 de Janeiro, foram registados 429 passageiros, número que abrange três domingos e o feriado do dia 1.
Tendência de “crescimento”
“Existe uma tendência de crescimento na utilização [do Mobilis ao domingo e feriados], também associado a eventos e épocas festivas”, salienta Luís Lopes. Isso mesmo é confirmado por Liliana Pereira, primeira subscritora da petição que reclamou estes novos horários do Mobilis.
“Em dias de eventos, nota-se que há mais pessoas a usar o Mobilis. Aconteceu em Dezembro, por exemplo”, diz a utente, residente nos Marrazes, que, acredita que, “com tempo”, o serviço ganhará mais adeptos.
Mas, mais do que os números, a munícipe prefere destacar o benefício que a medida trouxe às pessoas. E dá o exemplo de um casal da sua freguesia que “todos os fins-de-semana vai às compras à cidade, com um carrinho de bebé”, usando o Mobilis. “Em termos estatísticos, são apenas duas pessoas. Mas, para esse casal o serviço faz muita diferença”, nota Liliana Pereira.
Neste momento, o município está a rever o contrato de concessão do Mobilis, que irá traduzir-se em alterações ao serviço durante o corrente ano, adianta o vereador do pelouro, remetendo informações sobre as mudanças a introduzir para depois da conclusão do processo junto da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, a entidade reguladora do sector.