Comprometido com a sustentabilidade, o grupo Moldoeste apostou recentemente na instalação de uma Unidade de Produção para Auto- consumo (UPAC) com potência total instalada de 770 kWp.
De acordo com o grupo, a UPAC conta com 1.412 módulos fotovoltaicos implementados sobre as instalações da sua unidade industrial da Maceira. Ao gerar energia limpa, a UPAC irá produzir mais de um terço da energia total consumida pelo grupo Moldoeste.
Com uma produção média mensal de 105 MWh, estima-se que a produção de energia limpa, durante o primeiro ano, ultrapasse os 1.250 MWh, “o que representa uma poupança significativa nos custos energéticos da Moldoeste”, refere o grupo sediado na Maceira (concelho de Leiria).
Ao descarbonizar grande parte da sua produção, o Grupo Moldoeste evitará mais de 590 toneladas de CO2 por ano, o que representa 15 144 de árvores plantadas, realça.
O montante do investimento, que rondou o meio milhão de euros, foi co-financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
“No âmbito do seu compromisso com um futuro melhor para todos, o Grupo Moldoeste tem ainda em curso um processo de Certificação Ambiental (ISO 14001), cuja conclusão está prevista para o final do ano de 2024”, informa ainda.