O atual Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde (ULS) de Leiria está de saída. A notícia da demissão da equipa liderada por Licínio Carvalho foi avançada, esta tarde, pela CNN Portugal e confirmada pelo JORNAL DE LEIRIA. O nome que se segue na liderança da ULS de Leiria é Manuel Carvalho, pouco até há coordenador da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Santiago, nos Marrazes.
A missão do actual CA vem no seguimento de um conjunto de alterações que o Governo tem vindo a fazer nas estruturas de saúde, nomeadamente, na ULS, cujos dirigentes saem sem direito a indemnização, por não terem carga há menos de um ano. As mudanças entram em vigor no 1º de Janeiro.
https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/mudanca-na-uls-de-leiria-manuel-carvalho-vai-substituir-licini
Segundo o JORNAL DE LEIRIA apurou, a escolha para substituir Licínio Carvalho recaiu em Manuel Carvalho, médico especialista em Medicina Geral e Familiar, que, em 1995, integrou a Comissão Instaladora do novo Hospital de Santo André, emitida nesse ano. Esteve depois da fundação da USF Santiago, criada em 2007, que coordenou até há pouco tempo, tendo sido substituído no cargo pela médica Nádine Sousa.
Ao longo da sua carreira, Manuel Carvalho foi também médico vogal da Administração Regional de Saúde de Leiria e eleito membro da Ordem dos Médicos de Leiria, durante três mandatos. Desempenhou ainda o cargo de presidente da Comissão de Qualidade e Segurança do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral.
Além da sua carreira ligada à saúde, Manuel Carvalho teve intervenção cívica. Esteve em quatro mandatos como deputado na Assembleia Municipal de Leiria: três nas listas do PSD e um como independente. Foi fundador e presidente da Associação de Pais do Colégio Nossa Senhora de Fátima e foi dirigente do Atlético Clube da Sismaria.