Um grupo de munícipes de Maiorga pediu palavra na última reunião de Câmara de Alcobaça para reclamar maior segurança rodoviária nalguns pontos da freguesia. A zona envolvente da EB1 de Maiorga é uma das que oferece mais preocupação à população, que pede, para o local, a rápida instalação de uma passadeira elevada.
O presidente da associação de pais desta escola esteve entre o grupo que reclamou da insegurança em diferentes pontos da freguesia. Veículos que circulam em excesso de velocidade em frente à escola, automóveis mal estacionados e má visibilidade foram alguns dos problemas apontados pelo representante e que, segundo ele, se estendem a outros pontos da freguesia.
O dirigente associativo lamentou [LER_MAIS]que, nalguns casos, acidentes tenham originado vítimas mortais.
Hermínio Rodrigues frisou, por sua vez, que nos últimos anos não têm acontecido atropelamentos mortais na Rua 25 de Abril nem na Rua 1.º de Dezembro, o que não invalida que se olhe para o problema do trânsito. E reconheceu que toda a zona mais central da freguesia merece uma intervenção.
O presidente do município acredita que a solução poderá passar por subir o nível do piso, criar estruturas para que as pessoas “percebem que estão a entrar num território diferente, mais perigoso, mais urbano”.
No caso particular da escola, o presidente deixou o compromisso de que a situação será resolvida até Setembro.
A comissão de trânsito já se pronunciou desfavoravelmente quanto à colocação de passadeiras elevadas, mas irá estudar soluções alternativas, informou Hermínio Rodrigues.