A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou, ontem, dia 31, a proposta da câmara para a compra dos antigos armazéns situados na Rua D. Pedro V, junto ao Mosteiro, por 2,1 milhões de euros.
A aquisição foi aprovada por unanimidade, com o presidente da câmara, Hermínio Rodrigues, a considerar que se trata de uma votação “histórica”.
Citado numa imprensa do município, o a autarquia salienta que a compra dos imóveis abrirá “novas perspectivas de valorização, não apenas da cidade, mas de todo o concelho”.
“É importante referir que qualquer valorização da cidade ou de uma freguesia beneficia todo o território. Tivemos a coragem política para resolver um problema com duas décadas”, sublinha Hermínio Rodrigues.
Em relação ao destino a dar aos imóveis, que totalizam 3.021 metros quadrados, a autarquia adianta que estão já a ser estudadas “soluções, que podem passar por um espaço de fruição pública ou de habitação para jovens”.
Para Hermínio Rodrigues, a sua localização junto ao rio “é uma mais-valia”. “Estamos a devolver o rio à cidade de Alcobaça. É uma oportunidade única para gerar novas dinâmicas sociais numa zona fulcral”, reforçou o autarca, revelando a intenção da autarquia de lançar “o mais rapidamente” possível um concurso de ideias para a rua D. Pedro V”.