O Município de Leiria e a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria estão a dinamizar a 4.ª edição da iniciativa TAL – Terra Alimenta Leiria, enviando para as IPSS do concelho bens hortofrutícolas produzidos pelos produtores locais que vendem no Mercado de Leiria, presencialmente e online.
Em simultâneo, a acção, denominada TAL 3.0, tem como fim o apoio às instituições de solidariedade social e o incentivo aos produtores agrícolas locais, entidades que viram a sua situação financeira agravada pela acção das medidas de contenção da pandemia da Covid-19.
A iniciativa entrega cabazes de hortofrutícolas às IPSS hoje, dia 13, e a 20 de Maio. O município e a NERLEI esperam que a oferta possa suprir as necessidades das instituições durante duas semanas.
Este é um projecto que já provou ser uma mais-valia para o concelho de Leiria, com notórios benefícios sociais, potenciando relações de empatia, estreitando laços entre produtores e consumidores e abrindo as portas a relações comerciais mais sólidas no futuro”, refere uma nota de imprensa da autarquia.
As IPSS abrangidas pelo TAL 3.0 são a InPulsar, a CSPPVI – Lar Santa Isabel, o Centro de Acolhimento de Leiria, a AMITEI, a Academia Cultural e Social de Maceira, a OASIS, o Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes, A APPDA Leiria, o Centro Social da Casa do Povo de Amor, o Lar de São Francisco, a CASBI, a AMBESSE, o Centro Social Paroquial dos Pousos, a Associação Bem Estar de Parceiros, o Lar Social do Arrabal, a CERCILEI, a Associação Humanitária “Os Amigos de Colmeias”, a Liga Social e Cultural Campos do Lis, a ADASCO e o Instituto de Solidariedade Social de Milagres.
O TAL – Terra Alimenta Leiria foi lançado em Abril de 2020, durante o primeiro confinamento. Em Outubro do ano passado, decorreu a 2.ª edição, com o projecto Turismo Solidário, que contou com o apoio do Visite Leiria, na organização e divulgação do programa.
Ainda em 2020, pelo Natal, surgiu o TAL + Solidário, voltado para a generosidade e apoio dos clientes do Mercado de Leiria, que ajudaram a angariar produtos para posteriormente distribuir pelas IPSS.