O Município de Leiria realizou a georreferenciação de todas as instalações desportivas do concelho, informação que está disponível online para ser consultada pela população.
A autarquia mapeou quase 500 estruturas desportivas, entre campos de futebol, pavilhões, piscinas, salas de desporto, pequenos campos multiusos e outras infraestruturas, sejam elas públicas ou privadas, estando activas ou inactivas.
Com esta acção, a Câmara Municipal de Leiria pretende “facilitar o planeamento e organização de actividades”, já que cada clube, associação, escola ou indivíduo pode identificar o espaço desportivo mais próximo e adequado às suas necessidades, e “promover a igualdade de acesso ao desporto”.
O sistema também vai permitir “apoiar decisões informadas”, para que os gestores de desporto e entidades responsáveis por melhorias identifiquem áreas com défice de infraestruturas ou com estruturas inactivas que podem ser revitalizadas, além de “impulsionar a actividade económica”, porque, ao incluir espaços privados, é criada “uma ponte entre o público e os espaços comerciais dedicados ao desporto”, pode ler-se em comunicado de imprensa.
“Com esta abordagem inovadora, o Município de Leiria reafirma o seu compromisso com a modernização administrativa e com o apoio a práticas desportivas que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos. Afinal, o acesso fácil e claro à informação é um dos pilares de uma sociedade mais participativa e conectada”, acrescenta a autarquia.