A Câmara Municipal de Pombal concluiu a construção da rede de saneamento doméstico nas localidades de Assanha da Paz, Barros da Paz e zona envolvente, na freguesias da Almagreira e de Pombal, respectivamente.
O investimento rondou os 2,6 milhões de euros, tendo sido foi financiado em um milhão de euros pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) no âmbito do Portugal 2020.
Em documento, a autarquia explica que o investimento consistiu na construção de cerca de 29 mil metros de colectores para recolha e transporte das águas residuais domésticas geradas nos lugares Assanha da Paz, Gregórios, Barros da Paz, Penedos e Reguengo, pertencentes à freguesia de Almagreira e os lugares de Barros da Paz e Ladeira, pertencentes à freguesia de Pombal.
Os efluentes são depois encaminhadas para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Louriçal, através do emissário de Carnide-Louriçal e respectivas Estações Elevatórias.
O município esclarece ainda que a obra foi dimensionado para servir 2.248 habitantes, cerca de 830 habitações, e contemplou a execução de 720 ramais domiciliários e uma estação elevatória de águas residuais localizada em Barros da Paz.