O Município de Porto de Mós integrou a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica uma associação que inclui cidades e vilas de municípios de Viana do Castelo a Viana do Alentejo, passando por Aveiro, Alcobaça, Barcelos, Caldas da Rainha, Mafra, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, entre outros.
A associação permite o desenvolvimento de uma promoção em rede e numa escala supra-municipal e internacional, em conjunto com congéneres europeias, refere uma nota de imprensa da Câmara de Porto de Mós.
Um desses canais de promoção é a iniciativa europeia Bom dia Cerâmica, que, este ano, decorre nos dias 16 e 17 de Maio, prolongando-se pelos dias seguintes.
Dadas as circunstâncias actuais decorrentes da pandemia, a edição de 2020 desenvolve-se através de iniciativas promocionais em modo virtual, conforme decisão recente da organização, refere ainda o Município.
Porto de Mós participa pela primeira vez, com vídeos disponibilizados por ceramistas, num processo que se pretende cada vez mais abrangente e participado, nas futuras iniciativas, em prol da valorização de uma atividade de primeiro plano para industriais e comunidades do concelho.
Porto de Mós tem um sector de produção cerâmica da maior relevância económica e social. Cerâmica de construção, cerâmica de uso corrente, decorativa e artística são uma importante fonte de rendimento de parte considerável do concelho.
Impõe-se, assim, valorizar uma indústria e uma criação artística que fazem de Porto de Mós uma referência de qualidade.
“Os mercados concorrenciais, entre as quais as economias emergentes, exigem que estejamos no pelotão da frente da inovação, mas também de uma promoção que confira escala. Foi com este objectivo que o Município de Porto de Mós integrou a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica”, sublinhou a nota da autarquia.