O Município de Leiria vai comprar a Quinta do Faria, localizada na freguesia da Caranguejeira e que acolhe, desde 2022, o festival Leiria Kids. A informação é confirmada ao JORNAL DE LEIRIA pelo presidente da câmara, Gonçalo Lopes, que, para já, se escusa a avançar pormenores do negócio, alegando que o assunto terá de ser primeiro apresentado ao executivo.
“Estamos a preparar uma proposta a levar à próxima reunião de câmara, a realizar no dia 11 [terça-feira], a propor a aquisição da Quinta do Faria, um espaço com características únicas do ponto de vista ambiental e pedagógico”, adianta Gonçalo Lopes, alegando que esta aquisição permitirá criar “uma nova centralidade” no concelho para a realização de eventos e usufruto público.
Com vastas áreas verdes, a Quinta do Faria dispõe de um moinho, um celeiro e uma eira, espaços já requalificados. No local, existe ainda um miradouro, zona de estacionamento, dois lagos e uma ribeira, que atravessa a propriedade. “No futuro, pode haver condições para criar uma praia fluvial”, admite o presidente da câmara, que destaca o “enorme potencial” do espaço.
“As potencialidades do local já foram experimentadas, durante as várias edições do Leiria Kids. Tem muita água e vegetação. O importante é que as pessoas se apropriem do espaço”, assinala Gonçalo Lopes, frisando ainda a “polivalência do espaço”. Segundo o autarca, além da utilização como parque de lazer, o local pode servir de palco a iniciativas da câmara, a actividades culturais e até a eventos corporate e de empresas.
A Quinta do Faria é propriedade de Júlio Silva, engenheiro civil que foi presidente da Junta de Fátima e que liderou o movimento pela elevação da freguesia a concelho.
Depois de aprovada pela câmara, a aquisição da quinta terá ainda de ser validada pela Assembleia Municipal de Leiria, na sessão deste órgão a realizar até ao final de Junho