Quase três dezenas de actividades são oferecidas em Leiria durante as Jornadas Europeias do Património 2023, que se celebram nos dias 22, 23 e 24 de Setembro.
Realce para o dia aberto no sítio arqueológico do Abrigo da Buraca da Moira, num programa que também inclui oficinas, visitas guiadas, exposições, jogos, teatro de marionetas, dança, conversas, cinema e um workshop.
O peddy-paper no Moinho do Papel, uma oficina sobre o reino dos insectos no Castelo de Leiria, o teatro de marionetas O Menino do Lapedo no Museu de Leiria, uma exposição sobre Willy Brandt na Casa-Museu João Soares, danças medievais, um sessão de curtas Monstrinha, a conversa sobre a instalação artística Unificador de Comunidades, performances de Inesa Markava e o percurso Korrodi são outros destaques.
Hoje, quinta-feira, 21 de Setembro, está agendada, através da página de Facebook do Museu de Leiria, a apresentação do projecto do artista plástico Michael Jones McKean sobre a Criança do Lapedo e o Abrigo do Lagar Velho.
Em Leiria, estão envolvidos o Museu de Leiria, o m|i|mo, o Banco das Artes, o Castelo, a Casa-Museu João Soares, o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, o Agromuseu Dona Julinha, o Teatro José Lúcio da Silva, o Museu Escolar e o Moinho do Papel.
Na Marinha Grande, há visitas literárias no Museu Joaquim Correia e visitas encenadas no Museu do Vidro, com o Teatro à Solta, e demonstrações de fabrico de vidro soprado.
No Mosteiro da Batalha, yoga e conversas sobre o património imaterial.
Em Alcobaça, o concerto de Daniel Bernardes no Armazém das Artes, a oficina de experimentação de artigos de junco no Mosteiro de Coz, o percurso orientado à arte pública monumental do escultor José Aurélio e os dias abertos nos museus e monumentos, são algumas das propostas.
Caldas da Rainha, Ansião, Peniche, Pombal, Nazaré e Porto de Mós também aderem às Jornadas Europeias do Património.