O sexto e último concerto do primeiro Ciclo de Música Medieval de Leiria acontece no sábado, 21 de Dezembro, no Castelo de Leiria, com início às 16 horas, e assinala o solstício de inverno.
Neste evento, participam todos os artistas residentes e convidados da iniciativa, com canções de espírito natalício para o dia mais curto do ano.
O repertório do concerto Um Natal Medieval, que também celebra a chegada do novo ano, inclui obras dos anteriores concertos do Ciclo de Música Medieval de Leiria, que começou em Janeiro de 2024, incluindo as Cantigas de Santa Maria de Alfonso X, o Sábio, as Cantigas de Amor de D. Dinis, o Rei-Trovador, as Cantigas de Amigo de Martin Codax, o jogral galego, e outras do Livro Vermelho de Montserrat.
O elenco é constituído pelo TWB Ensemble (The Wandering Bard) com Esin Yardimli Alves Pereira (vielle) e Ricardo Alves Pereira (alaúde e narração), pelo artista residente António Filipe Casal (percussão) e pelos artistas convidados Jorge Luís Castro e Eunice Aguiar (ambos cantores líricos) e Orlando Trindade (multi-instrumentista).
Antes, às 13 horas, oportunidade para ver a exposição de instrumentos medievais da autoria do luthier Orlando Trindade.
Às 15 horas, inicia-se um workshop sobre música medieval ibérica, que vai salientar, por outro lado, o paralelismo entre as tradições cristãs e pagãs que se reflectem no calendário de Janeiro a Dezembro.
“No dia do solstício de inverno, exploramos o ciclo de Natal na sua totalidade através de iluminuras do manuscrito medieval conhecido como Códice Rico, seguido de uma análise das letras de obras das Cantigas de Santa Maria para que possamos entender as práticas medievais natalícias na Península Ibérica. Iremos também falar sobre tradições do solstício de inverno relacionadas com a cultura das Cantigas, tanto no período que lhe antecede como durante e após o período da sua criação; e a ligação das pessoas com as tradições do Festival da Luz, o que nos leva a falar da missa do galo; assim como sobre os pratos festivos que sobreviveram nas nossas tradições até aos dias de hoje”, pode ler-se na sinopse.
A direcção artística do Ciclo de Música Medieval de Leiria 2024 está a cargo de Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira, do TWB Ensemble.