Técnico operativo na ETAR das Olhalvas, em Leiria, Luís Filipe Costa vai estar a trabalhar no dia de Natal, entre as 8 e as 16 horas. Será a terceira vez em quatro anos de serviço na Águas do Centro Litoral (AdCL ) que trabalha nesta quadra para assegurar o serviço essencial no Centro Operacional das Olhalvas.
“A maioria das pessoas esquece-se de que, também nós, profissionais da água, trabalhamos 24 horas por dia nos 365 dias do ano”, salienta Luís Costa, que lamenta que muitos cidadãos “não tenham a noção da responsabilidade” que os profissionais da sua área têm em mãos.
Luís Costa será um dos 42 trabalhadores da AdCL que estarão de serviço na noite e dia de Natal para garantir que a água chega a casa dos clientes em qualidade e quantidade e para assegurar “um ambiente mais limpo”, frisa a empresa, que trabalha nas áreas do abastecimento de água e do saneamento, servindo 30 municípios, de Espinho a Porto de Mós. No que diz respeito à região de Leiria, serão necessárias 14 pessoas para completar os horários nessas datas.
“A nossa missão continua a ser assegurar um serviço essencial à população. E no dia de Natal não é diferente”, salienta a empresa, sublinhando que, apesar do contributo de ferramentas tecnológicas, como os sistemas de telegestão e monitorização remota de infra-estruturas, “existem funções que não podem ser asseguradas por meios tecnológicos” .
Por isso, a empresa “está obrigada a acautelar os limites mínimos de segurança a observar, os quais exigem a presença física de recursos humanos, seja para a realização de trabalhos específicos, planeados ou de emergência”.
Tal como acontece noutras épocas festivas, também no Natal a AdCL tem a “preocupação” de fazer com que o trabalho nesses períodos seja distribuído entre os elementos das diferentes equipas. Nesse sentido, as escalas para os turnos nesta quadra são, por regra, “disponibilizadas um ano antes, dando oportunidade aos trabalhadores de uma melhor organização pessoal”.
E, à semelhança de anos anteriores, para assinalar a data, o almoço será oferecido pela empresa. “É uma forma de reconhecimento. Contudo, uma melhor remuneração ajudaria a passar melhor o dia”, assume Luís Costa.
Nos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria a dinâmica é semelhante à da AdCL e a outras estruturas do género que prestam um serviço público essencial, que “nunca pode parar”. Pelo que, a noite e o dia de Natal não são diferentes do que acontece no resto do ano.
“Nesta época festiva, continuamos empenhados no sentido de garantir o normal abastecimento de água e recolha de águas residuais no concelho”, salientam os SMAS de Leiria, numa nota enviada ao JORNAL DE LEIRIA, frisando que as escalas destes dias são iguais aos restantes dias do ano.
Assim, as equipas operacionais das avarias de água trabalham das 7 às 22 horas e em regime de prevenção das 22 às 7 horas. Já os elementos afectos às avarias de saneamento estão de serviço das 7 às 16 horas, mantendo-de de prevenção até às 7 horas da manhã seguinte.
Por seu lado, as equipas adstritas à área da qualidade da água trabalham das 7 às 15 horas, enquanto o atendimento telefónico para comunicação de avarias funciona 24 horas através do 800 202 252.