As lotas da Nazaré e Peniche estão a colaborar na oferta de cerca de oito toneladas de pescado fresco no âmbito dos programas de apoio a famílias carenciadas, cujas condições se agravaram com o eclodir da pandemia de Covid-19.
A acção é da responsabilidade da Docapesca, empresa que tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao sector da pesca e portos.
Nos últimos três meses, esta entidade entregou o pescado a 21 juntas de freguesia das comunidades onde as lotas que tutela se inserem. Além disso, o pescado foi adquirido em 13 lotas de norte a sul, beneficiando também a comunidade piscatória, “que está a ser igualmente afectada pela pandemia, e envolveu as lotas de Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Sesimbra, Sines, Sagres, Rio Arade, Quarteira e Olhão.
Segundo a Docapesca, o programa acordado com as juntas de freguesia vai prolongar-se até ao final do ano, contemplando a doação semanal de 100 quilogramas de pescado por lota.
A iniciativa insere-se na vertente social da campanha de relançamento do CCL – Comprovativo de Compra em Lota, uma etiqueta que garante que o pescado é capturado exclusivamente por embarcações nacionais em águas portuguesas.