O Município da Nazaré e os representantes da Green Destinations em Portugal, a Th1nk, apresentaram, segunda-feira, o Good Travel Seal, um novo programa de certificação dirigido aos agentes económicos ligados à indústria do turismo, ao mesmo tempo que fizeram o ponto de situação relativamente à certificação do destino Nazaré.
O presidente da câmara, Walter Chicharro, lembrou que “desde 2021, o Município tem vindo a participar na certificação do Green Destination, dando-se, este ano, a primeira auditoria,” que o autarca espera que se traduza na atribuição do selo de qualidade.
As questões da sustentabilidade são cada vez mais relevantes, sublinhou o autarca, lembrando que muitas pessoas já escolhem os seus destinos, restaurantes e alojamentos com base nesses critérios. Assim, selos desta natureza são activos diferenciadores, realçou.
E este programa, Good Travel Seal, pretende trazer esse know how às empresas ligadas ao turismo, avaliar e premiar os seus compromissos nos campos da responsabilidade social, gestão ambiental, saúde e segurança.
Citado em nota de imprensa, Pedro Mendes, da Th1nk, explicou que está em causa uma “certificação que trabalha todas as áreas do município, desde a cultura, a tradição, a relação com os agentes, as vertentes económica, social e destino. Tem como factor principal a vertente da gestão do município e o valor que a mesma acrescenta”.
A primeira auditoria irá acontecer num período próximo, dentro de três meses, informou.
Por sua vez, Diogo Neves, também a Th1nk, adiantou que a auditoria será, em condições normais, realizada em Abril, sendo que são vários os resultados possíveis: “para obter o nível mínimo (bronze) são necessários 60% de conformidade nos 84 critérios do prémio, e para a platina implica estar no nível máximo, ao passo que para chegar ao nível superior, designado por Green Destinations Certified, onde, à data, constam apenas cinco destinos no mundo (dois nos Estados Unidos, um em Itália; um nos Países Baixos e um na Áustria) haverá um caminho a percorrer.
Sobre o envolvimento da comunidade neste desafio, tido como crucial para o sucesso futuro da certificação, Diogo Neves disse que é essencial que os agentes económicos locais acompanhem o processo, tanto mais que “os turistas, cada vez mais, procuram o município certificado e o usufruto de actividades e alojamento certificados”.
Em 2021, foi lançado o Good Travel Seal+, que funciona de forma semelhante ao do município, sendo que, neste âmbito, são os agentes económicos locais que podem obter entre uma a três estrelas, consoante os critérios que cumprirem na avaliação pelo auditor.
“O programa, além das boas práticas internas que traz, vai atrair os turistas que queremos para o futuro, ou seja, os mais conscientes em termos ambientais e da sustentabilidade”.