A rede de Estações Náuticas da Região foi, oficialmente, apresentada, no dia 29, numa cerimónia pública que contou com a presença de vários convidados do Turismo do Centro, entre eles a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que na sua intervenção falou da importância do turismo náutico para o desenvolvimento da coesão do território. A vila da Nazaré faz parte do grupo de estações.
“Devemos promover o turismo interno e trabalharmos juntos para sairmos desta crise com mais capacidades e mais fortalecidos. O turismo tem a capacidade de se aliar a outros sectores, como a agricultura, de forma a garantir a fixação de pessoas em todo o País, nomeadamente nas regiões de baixa densidade”, disse a ministra.
Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, afirmou que “em tempos difíceis, é muito importante sermos mais criativos e conseguirmos criar novos produtos turísticos com os recursos já existentes. O elemento água é aglutinador de várias propostas turísticas e as estações náuticas constituem um produto turístico de qualidade e que envolve diferentes agentes, numa oferta integrada do território.”
A rede Estações Náuticas de Portugal é constituída por 24 Estações Náuticas certificadas e quatro em processo de certificação, distribuídas por todo o continente, no litoral e interior.
As oito Estações Náuticas certificadas no Centro de Portugal são: Oeste (em vários núcleos), Aveiro, Castelo do Bode, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Ovar e Vagos.