A Newplaids, Home Textiles, sediada em Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós, será uma de nove empresas portuguesas que estarão presentes na próxima edição do New York Home Fashions Market, entre 18 e 21 de Março.
A mostra do próximo mês será a segunda vez que um grande grupo de fabricantes e exportadores portugueses participará na Home Fashions Market Week, depois de uma mostra colectiva organizada em Setembro.
A participação da empresa da região será voltada para a apresentação dos seus mais recentes produtos de têxtil-lar, como as mantas, as colchas, os cobertores e cobertores para bebés e ainda as malhas.
“Já trabalhamos com uma grande cadeia de lojas nos EUA e pretendemos chegar a outros clientes, pois trata-se de um mercado de grande consumo”, explica Miguel Chareca, director de exportação da Newplaids.
Boas perspectivas de negócio
O responsável, que é também gerente e proprietário da empresa, adianta que, para Nova Iorque, estão já agendadas, pelo menos, quatro entrevistas com outras tantas grandes superfícies norte-americanas.
“Vamos com boas perspectivas. A marca Made in Portugal é fundamental nestas feiras”, assegura, adiantando que o “têxtil português está muito bem cotado” na América do Norte e a nível global.
“É uma mais-valia, na mesa negocial. A diferença de preços, mais elevados, e qualidade superior, quando comparado com os produtos da Índia e da China, são também factores que pesam positivamente, além da nossa capacidade de cumprir bons timings de entrega de encomendas.”
Apesar de o sector se mostrar “estabilizado”, tem sofrido com crises mundiais, como a invasão russa da Ucrânia, país que é um grande fornecedor mundial de fibras têxteis, e com os ataques dos piratas houthis aos navios mercantes no Mar Vemelho, dificultando o acesso do mercado mundial ao Canal do Suez.
“Estas questões obrigaram-nos a repensar as nossas perspectivas e estratégias de investimentos para 2024. O sector está estabilizado, mas seria melhor se estivesse a crescer e sem estes percalços”, admite Miguel Chareca.
A Newplaids, que emprega, actualmente, uma centena de pessoas, em Mira de Aire, irá enviar dois representantes ao certame em Nova Iorque, após ter estado com uma equipa de quatro pessoas na Heimtextil, na Messe Frankfurt, na Alemanha, já em Janeiro deste ano.
Ali, naquela que é considerada como uma das maiores feiras do mundo do sector, a empresa apresentou novidades que irá levar também até aos seus clientes e potenciais novos parceiros de negócio nos Estados Unidos.
“Temos novos moirés e caxemiras de qualidade elevada e estamos a trabalhar para nos reposicionar no mercado com uma linha de produtos altamente diferenciados”, conta o empresário.
A presença no New York Home Fashions Market é organizada e promovida pela Associação Home from Portugal em colaboração com a AICEP Portugal Global, e é co-financiada pelo Portugal 2030, no âmbito da iniciativa Compete 2030 – Programa de Inovação e Transição Digital através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.