A nova rotunda, construída na Rua Cidade de Tokushima, no Bairro dos Capuchos, em Leiria, vai ser alterada, para assegurar a manutenção no local da árvore aí existente.
A garantia foi dada pela câmara, num comunicado publicado esta segunda-feira na página de facebook do município, após a contestação registada no fim-de-semana nas redes sociais.
Houve também mensagens coladas na árvore, com apelos à sua manutenção. “Esta árvore faz parte dos Capuchos” e “Não me matem” foram algumas das frases colocadas no tronco da árvore.
Na segunda-feira, o próprio presidente da Câmara deslocou-se ao local e participou numa reunião entre representantes do município e da empresa que está a fazer a rotunda, no âmbito dos acessos a uma nova edificação em construção nas imediações.
Nesse encontro, ficou decidido que a rotunda “será ajustada de forma a evitar que a árvore que se encontra nas suas imediações tenha de ser transplantada, sendo os custos da intervenção suportados pela empresa”, refere o comunicado da Câmara.
Nessa nota é ainda sublinhado que, no âmbito da intervenção em curso naquela zona, “está prevista a criação de 51 lugares de estacionamento e a plantação de mais de 20 árvores”.