O Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, vai ser palco do II Congresso de Cuidados Paliativos da Região Centro e do I Congresso Internacional da APCPRC – Associação de Profissionais de Cuidados Paliativos da Região Centro.
Com o mote Novas perspectivas, novas realidades, o evento decorre entre os dias 24 e 26, onde se irá promover a literacia em cuidados paliativos.
“À medida que novas perspectivas e realidades emergem para melhorar a qualidade de vida da pessoa em situação paliativa e da sua família, os profissionais de cuidados paliativos e toda a comunidade devem estar conscientes do compromisso da sua integração nos serviços de saúde para que haja a garantia de melhor acessibilidade a cuidados paliativos com qualidade”, explica Isabel Semeão, enfermeira coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos da ULSRL e vogal do Conselho Fiscal da APCPRC, citada numa nota de imprensa.
A profissional de saúde acrescenta que é preciso reforçar a “necessidade de mudar o paradigma: os cuidados paliativos são um direito humano a que todos devem ter acesso”.
“O alívio ao sofrimento, a qualidade de vida, a dignidade e o respeito pela sua individualidade, para quem vive uma situação de doença grave, prolongada e/ou progressiva, qualquer que seja a sua idade, não pode nem deve ser aceite como um último recurso pela sociedade actual”, acrescenta, ao referir que o ganho é de todos: das pessoas, do Serviço Nacional de Saúde e da sociedade.
O pontapé de saída é dado esta quinta-feira, às 9:30 horas, com a realização de dois workshops a decorrer em simultâneo, com os temas feridas em fim de vida e feridas malignas e musicoterapia.
Pelas 11 horas, terá lugar uma palestra motivacional com a temática Humor relevante – emergir do caos.
À tarde, está marcada a conferência inaugural para abordar Cuidados Paliativos – Fala-se de vida ou de morte? e o primeiro painel subordinado ao tema Organização e Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos.
As comunicações livres abrem o segundo dia do congresso, às 8:30 horas, seguindo-se o segundo painel do evento, com intervenções centradas na temática da espiritualidade.
Voluntariado em Cuidados Paliativos é o foco da conferência que se realiza às 11 horas, e a manhã termina com um workshop sobre produtos de controlo de exsudado e odor.
Às 14 horas decorre o terceiro painel dedicado aos cuidados paliativos pediátricos, com contributos de diferentes perspectivas. O último painel do dia aborda as terapias em cuidados paliativos.
No sábado, dia 26 de outubro, realizam-se mais comunicações livres, a partir das 8:30 horas, e às 9:30 horas decorre o quinto painel do congresso com o tema Ética e clínica – um debate necessário: que perspectivas? Que caminho?.
Após um intervalo, é tempo da última conferência que reflecte sobre A arte do cuidado – habilidade relacional, empática e compassiva.