O projecto para o novo centro de saúde da Barreira, em Leiria, foi aprovado, esta terça-feira, pela câmara, com o executivo a dar também luz verde para o concurso da obra, lançada pelo preço base de 2,3 milhões de euros (ME).
A construir num terreno junto à Estrada da Carvalhinha, o edifício terá nove gabinetes médicos e seis de enfermagem, gabinete para saúde materno-infantil, duas salas de tratamentos e uma para “injectáveis”. Serão ainda criados 29 lugares de estacionamento para utentes e profissionais de saúde.
“Terá alguma dimensão porque irá acolher ficheiros [utentes] do centro de saúde Gorjão Henriques”, explicou a vereadora Ana Valentim, durante a reunião de câmara.
A construção da Unidade de Saúde da Barreira resulta de um protocolo com a Administração Regional de Saúde do Centro, celebrado em Abril, e “irá permitir melhorar a prestação dos serviços de cuidados de saúde da zona”, refere uma nota de imprensa da câmara.
Lançada com um preço base de 2.324.822,34, acrescido de IVA, a empreitada será financiada por fundos do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), mas não está ainda definido o montante do apoio, referiu o presidente da câmara, Gonçalo Lopes.