Os Transportes Urbanos de Fátima e de Ourém (TUFO) arrancam no dia 15 de Janeiro, com dois autocarros eléctricos, servindo as duas cidades e zonas limítrofes, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Ourém.
Recorde-se que, tal como adiantou o JORNAL DE LEIRIA, o TUFO vai servir as duas cidades, com extensão às zonas periféricas, através de dois autocarros eléctricos, com capacidade para 30 e 60 pessoas.
O objectivo é “facilitar a vida às pessoas” e reduzir a circulação de automóveis nas cidades, referia o presidente da câmara, Luís Albuquerque, ao nosso jornal.
Frisando que se trata de um investimento “avultado”, já que a aquisição das viaturas rondou os 800 mil euros, o autarca acredita que os benefícios para a população e para o ambiente irão compensar esse esforço financeiro, comparticipado através do programa operacional POSEUR.
“É um investimento importante para ajudar as pessoas nas suas deslocações e fazer com que tragam menos viaturas para o centro das cidades”, reforçava Luís Albuquerque, explicando que haverá quatro viagens por dia em cada um dos circuitos – um em Fátima e outro em Ourém.
“Dá para as pessoas usarem de manhã para irem para o trabalho, almoçar em casa, voltar ao emprego e regressar ao final da tarde às suas casas”, exemplificava.
O serviço funcionará de segunda a sexta-feira. Ao sábado e feriados será criado um circuito extra, que ligará Fátima e a vila medieval de Ourém, de forma a que a sede de concelho possa “tirar proveito” dos fluxos turísticos da Cova da Iria.
A operação do serviço, onde se inclui a gestão de motoristas, bilhética e paragens, ficará a cargo da Rodoviária do Tejo, empresa que tem a concessão dos transportes públicos no concelho e à qual o município cederá os autocarros, ao abrigo de um acordo aprovado em reunião de câmara.
Nessa ocasião, o executivo deu também luz verde ao tarifário a aplicar pelo TUFO.
Cada conjunto de dez viagens custará 6,50 euros, enquanto o passe mensal ficará em 8,6 euros (normal) ou cinco euros (seniores, estudantes e pessoas com mobilidade condicionada).
Em Ourém, o TUFO fará a ligação entre a zona industrial e a cidade e os lugares limítrofes, enquanto em Fátima chegará à Moita Redonda, Aljustrel, Casa Velha e Moimento.