Está marcada para esta terça-feira, dia 26, a tomada de posse dos 230 deputados eleitos nas legislativas de 10 de Março, ganhas pela Aliança Democrática (AD). Entre os dez parlamentares eleitos pelo distrito – cinco da Aliança Democrática (AD), três do Partido Socialista (PS) e dois do Chega – há seis estreias e quatro continuidades.
Entre os estreantes estão Telmo Faria, Sofia Carreira, João Santos e Ricardo Carvalho (AD); Walter Chicharro (PS) e Luís Paulo Fernandes (Chega). Já Hugo Oliveira (AD), Eurico Brilhante Dias e Ana Sofia Antunes (PS) e Gabriel Mithá (Chega) repetem a função, o mesmo acontecendo com João Moura, presidente da Assembleia Municipal de Ourém, que foi reeleito por Santarém.
São estes os deputados eleitos por Leiria na sessão legislativa que começa esta terça-feira:
Telmo Faria (AD)
Telmo Faria: Antigo presidente da Câmara de Óbidos, que liderou entre 2001 e 2013, foi o cabeça-de-lista da AD no distrito nestas legislativas, que marcou o seu regresso à vida política, depois de um interregno de 11 anos, durante o qual se dedica à atividade empresarial, com negócios na área da hotelaria. Formado em História, há 52 anos.
R
Hugo Oliveira, AD
Sofia Carreira, AD
João Santos, AD
Ricardo Carvalho, AD
Eurico Brilhante Dias (PS)
Ana Sofia Antunes (PS)
Também natural de Lisboa, cidade onde nasceu em 1981, foi número dois da lista do PS por Leiria. É licenciada em Direito e exerce advocacia nas áreas de Direito administrativo, urbanístico e imobiliário. Nas eleições legislativas de 2022 foi candidato e eleito deputado por Lisboa. Integrou os dois Governos de António Costa como Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.
Walter Chicharro (PS)
Presidente da Câmara da Nazaré desde 2013, deixa o terceiro mandato a meio para assumir o cargo de deputado. É licenciado em Gestão, com pós-graduação em Comunicação e Marketing e MBA em Gestão Autárquica, e, durante mais de duas décadas, trabalhou na indústria farmacêutica. Lidera a Federação Distrital do PS.
Gabriel Mithá (Chega)
Repete a eleição como deputado por Leiria, que tinha alcançado em 2022. Natural de Moçambique, vive em Portugal desde 1980 e é casado com uma portuguesa que tem ligações familiares com Pombal. Licenciado em História, tem também mestrado e doutorado em Estudos Africanos. Fez carreira como professor, investigador e ensaísta. Em 2020, foi eleito vice-presidente do Chega, mas demitiu-se do cargo dois anos depois.
Luís Paulo Fernandes (Chega)