Comida genuína e receitas tradicionais do grande subcontinente. É a promessa do chef e proprietário do restaurante Sabores da Índia, a funcionar desde o início do mês na Rua Gago Coutinho, no espaço anteriormente ocupado pelo Malagueta Afrodisíaca.
Mudam os tempos, mudam as vontades, mantém-se o picante com bolinha vermelha. E se o nome de Pushpinder Singh Multani parece impronunciável, as propostas que traz a Leiria parecem irrecusáveis, pelo menos, para quem já o conhece da cozinha do primeiro Sabores da Índia, a servir refeições em Alcobaça desde 2016.
[LER_MAIS]
A carta, extensa, viaja por diferentes regiões da nação indiana, desde as entradas de prawn pakora (pastéis de camarão: 4,5 euros) e samosa chaat (chamuças cortadas com molho de iogurte, hortelã e tamarindo: 6,50 euros) ao popular biryani, preparado com arroz basmati, especiarias, pasta de cajú e amêndoas, que acompanha vegetais, galinha, borrego ou camarão (preços entre 9 e 15 euros).
Destaque também para o lamb vindaloo (borrego com batata, cozinhado à moda de Goa: 9,90 euros) e para os clássicos chicken madras (frango com cenola, côco, limão e molho de tomate: 9 euros) e chicken tikka karahi (com pimenta, cebola e tomate: 9,90 euros).
Nova página, novas escolhas. O railway chicken curry (11 euros) é o autêntico caril de frango tradicionalmente vendido nos comboios da Índia, mas há mais: prawn curry (caril de camarão: 10 euros), tandoori chicken (frango grelhado no tandoor com osso marinado em iogurte e ervas: 10 euros), fish tikka (peixe marinado em iogurte e hortelã: 11,50 euros) e os pratos vegetarianos, por exemplo, chana masala (grão de bico com cebola, tomate, especiarias e um toque de limão: 8 euros) e navratan korma (legumes em molho de tomate, mel e limão: 8 euros).
Para quem se entrega a esta experiência gastronómica pela primeira vez, uma sobremesa inevitável: bebinca, um bolo indo-português (3,25 euros).
Almoços e jantares, todos os dias, excepto à segunda-feira, dia de encerramento semanal. As diárias vão custar oito euros por pessoa, com bebida incluída.
Explica o chef Pushpinder Singh Multani que aprendeu a cozinhar em casa, com a família. Já depois de obter o diploma de formação profissional, trabalhou em vários estabelecimentos na Índia e mais alguns em Portugal, para onde veio em 2006. Quando se instalou por conta própria em Alcobaça, os clientes mais fiéis contribuíram para alimentar o objectivo de investir em Leiria – e, quase um ano depois, o projecto está de portas abertas, a todo o vapor. Tempo de brindar ao sucesso. Com cerveja Cobra, claro, a marca típica dos restaurantes indianos, que, na verdade, é originária do Reino Unido. Sempre a aprender.