É a última ronda do Campeonato de Portugal de todo-o-terreno, mas também do Mundial de cross country. Para ser alcançado, o objectivo terá de contar com uma prestação imaculada de Ricardo Porém.
Ele já é o recordista de vitórias na prova. Não chega ao Alto Alentejo, ainda assim, com ambições a renovar o título nacional alcançado na época transacta, uma vez que não está inscrito no campeonato dada a aposta feita em provas internacionais.
Mostra-se, ainda assim, bastante confiante num bom resultado ao volante de um “muito competitivo” Volkswagen Amarok, da equipa South Racing.
“As minhas expectativas são naturalmente ambiciosas e positivas. Tenho a possibilidade de alcançar a minha quinta vitória consecutiva, o que é muito motivante. Vou estar de novo aos comandos de um carro da South Racing e isso deixa-me muito contente e confiante pois, com toda a certeza, irão disponibilizar-me uma viatura capaz de lutar pela vitória, quilómetro após quilómetro.”
Ainda a estudar a possibilidade de participar no Dakar Rally de 2019 e depois da participação em dois eventos internacionais – Baja Aragon e 24h TT de Paris -, Ricardo Porém terá como navegador o irmão Manuel, com quem já venceu esta prova em 2014 e que lhe traz “mais energias positivas”.
Só que de boas notícias estamos conversados. É que a tarefa do piloto de Leiria não se afigura fácil. A inscrição de última hora por parte da equipa alemã X-Raid vai permitir a participação na prova de dois dos maiores nomes do todo-o-terreno mundial. Não de hoje, mas de sempre.
O francês Stéphane Peterhansel é vencedor de 13 edições do Dakar, seis em motas e sete em carros. Já Nani Roma venceu a maior das provas em duas ocasiões, uma de carro e outra de moto.
Estarão ambos aos comandos de um Mini John Cooper Works Rally, obviamente com claras aspirações ao triunfo. Ricardo Porém não está derrotado, bem pelo contrário. Diz, até, estar “mais motivado do que nunca”.
“Ter pilotos com o nível do Peterhansel e do Roma só demonstra a qualidade da Baja Portalegre 500 e é, sem dúvida, um motivo extra de motivação para lutar pela vitórias, pois não é todos os dias que se disputa uma prova com o melhor piloto de todos os tempos.” [LER_MAIS]
A prova tem início na quinta-feira, com as verificações técnicas. Para sexta-feira e sábado estão agendados os quatro sectores selectivos, com um total de 456,56 km cronometrados.