Daqui a um mês e tal, talvez dois, quando este calor infernal der lugar a um simples “está calor para esta altura do ano”, ainda a memória de umas férias de Verão memoráveis estará demasiado fresca. É até muito improvável que as férias de Verão de 2024 alguma vez venham a perder o seu lugar no pódio das melhores de sempre.
“Muito improvável”? Que disparate. É óbvio que vai ser impossível. Umas férias que começaram com uma viagem de sonho à Escócia para fazer parte de um festival de dois dias organizado e curado pela melhor banda do Mundo na sua Glasgow Natal, a meio de um Verão Olímpico e que acaba com uns magníficos e preguiçosos dias de praia e campismo na inigualável Costa Brava catalã…
Ainda que sem a “devida distância” que muitos considerariam essencial para lançar este tipo de certezas absolutas sobre determinados momentos da vida, a minha mentalidade de fã incondicional de coisas, momentos, eventos e situações diz-me, sem paliativos, que é, obviamente, impossível não ter a certeza que o Verão de 2024 ficará na minha história como um dos melhores de sempre (ou mesmo o melhor).
E, se há algo que me define na perfeição enquanto ser humano é, precisamente, o “ser fã”. De acordo com o dicionário, um fã é uma “pessoa que nutre grande admiração por alguém ou alguma coisa”.
Ora, se sou fã de música, fã dos Belle and Sebastian, fã de quem é fã dos Belle and Sebastian, fã de Glasgow, fã da Escócia e dos escoceses, fã das Olimpíadas, fã de ver todos os desportos que só vejo de quatro em quatro anos, fã de campismo e fã de ver os Jogos Olímpicos no campismo (provavelmente das melhores coisas à face da Terra), fã da Costa Brava, fã das águas cálidas do Mediterrâneo e fã da Catalunha em geral, como é que o Verão de 2024 poderia alguma vez ser menos que um dos melhores de sempre?
E se o vosso Verão não está a ser assim grande coisa, lembrem-se que não tarda nada Leiria será invadida por hordas de fãs de um dos melhores festivais do mundo e das incríveis bandas escolhidas a dedo por pessoas que, acima de tudo, são também elas fãs (para além de autênticos, heróis e heroínas, vá!) e lembrem-se, sobretudo, que também vocês podem fazer parte da festa.
Pode ser até que se tornem fãs de alguma coisa que nem sabiam que existia e que, por isso, o vosso próximo Verão seja (quase) tão memorável como o meu. Imaginam?