Um era cliente do outro – e o inverso. Depois tornaram-se amigos. Agora o chef (e proprietário) do Luna e o maître (e proprietário) do Burro Velho estão juntos num novo projecto a funcionar há quatro meses no espaço do antigo Circunstância, na Batalha. Que é como quem diz Sérgio Almeida e Bruno Monteiro à procura de unir o melhor de dois mundos num terceiro restaurante, o Vice-Versa, que promete combinar a gastronomia tradicional portuguesa do Burro Velho com a cozinha de inspiração francesa que se encontra no Luna.
Atenção às entradas: salgadinhos portugueses, ou seja, bolinhos de alheira com maçã de Alcobaça, morcela de arroz e pêra rocha, bacalhau e bolinhas de leitão com maionese de alho (7,50 euros); trouxa de aves com salada rúcula e compota de uvas (8,25 euros); massa tenra de camarão e chutney de ananás (6,50 euros) ou duo de foie gras com morangos macerados, crumble de especiarias e saladinhas de chicória (12 euros), entre outras propostas para começar em grande estilo.
O convite de Sérgio Almeida e Bruno Monteiro para uma viagem que traz alguns sabores de sempre até aos dias de hoje, numa interpretação sofisticada, moderna e original do prazer da mesa, prossegue nas sugestões de prato principal, entre o risotto de açafrão e camarão (16 euros); a garoupa com malandrinho de berbigão e tomate (18 euros); o filete de peixe com ravioli de marisco e molho de caldeirada (18,50 euros); o crocante de leitão com batata ponte nova e salada de laranja e cenoura assada (14,50 euros); o magret de pato com risotto de cogumelos (17 euros); o tornedó de novilho em molho defoie gras com batata gratinada e assado de cogumelos e chalota (21 euros) ou o chambão de borrego confitado com batata portuguesa e legumes de primavera (14,50 euros).
Do antigo Circunstância, além do ambiente acolhedor e elegante, resiste a boa e extensa carta de vinhos, com várias opções topo de gama. O preço médio da refeição, incluindo bebidas, ronda os 25 a 30 euros por pessoa.
[LER_MAIS]
Nas sobremesas, destacam-se o mil folhas de frutos vermelhos com gelado de nata (4,50 euros) e o crumble de maçã com gelado de baunilha (3,50 euros).
Nos dias úteis, ao almoço, as sugestões diárias ficam por 12,50 euros por pessoa (refeição completa).
Nesta sociedade que ainda dá os primeiros passos, Bruno Monteiro e Sérgio Almeida dizem querer trabalhar "com todo o tipo de cliente" e expressar no Vice-Versa a mesma paixão pela gastronomia que emprestam ao Burro Velho e ao Luna. "As nossas casas são o que são porque os nossos clientes nos ensinaram. Gostamos de comer bem e tanto comemos bem numa comida tradicional como numa comida mais gourmet, mais transformada. E é isso que queremos fazer aqui".
Sérgio Almeida cresceu em França, onde aprendeu o ofício, até se instalar em Leiria há 18 anos. Bruno Monteiro também começou cedo por conta própria: aos 23 anos de idade deixou o emprego na indústria de moldes e jogou tudo na restauração.
A funcionar todos os dias, excepto segunda-feira, o Vice- Versa está localizado na Estrada de Fátima (n.º 15) e aceita reservas através do 244 768 777.