A deCode – Academia de Programação e Robótica, iniciativa do Óbidos Parque, inicia amanhã, dia 31, uma oficina para a introdução e desenvolvimento de competências em Programação e Robótica.
Esta formação acontecerá nos edifícios centrais do parque e é destinada a jovens dos 11 aos 18 anos.
Durante três meses, “os participantes terão como desafio montar e programar o seu próprio “RO-Bot”, um carro que pode ser personalizado, e que será construído a partir de um kit”, refere a organização em nota.
Os mais novos aprenderão a escrever código e conceitos básicos de programação.
A academia deCode foi criada em 2015 e é uma aposta do parque tecnológico na continuidade da formação em linguagens de programação e robótica com aplicação prática.
A edição deste ano conta com o envolvimento de quatro empresas de software e de hardware da comunidade empresarial residente, a Impactwave, a Jsio, a Gadget Priority e a R&S Tech, responsáveis pelo desenho e idealização do veículo, pela produção de todos os componentes e pelo desenvolvimento da app que comandará o robot.
As inscrições podem ser feitas até ao dia 30 através do endereço de email susana.abrantes@obidosparque.com.
A iniciativa conta com o apoio do INOVC+, programa para a implementação e consolidação de um ecossistema regional de inovação inteligente cofinanciado pelo CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O Óbidos Parque é um dos fundadores da rede InovC, liderada pela Universidade de Coimbra, e que conta com 19 entidades parceiras.
deCode – Academia de Programação e Robótica
Custo: 150 euros + IVA (inclui as 12 sessões e o kit)
Duração: 12 semanas (uma sessão por semana, em dia a definir com os pais)
Horários: período compreendido entre as 17:30 e as 19 horas
Materiais necessários: telemóvel (computador é opcional)