Um percurso através do concelho de Óbidos abre nesta quinta-feira, 20 de Abril, a quinta edição do festival Latitudes – Literatura e Viajantes.
Sexta-feira, o Literary Man Hotel recebe o jantar literário “Na Terra da Alegria”, inspirado na vida e obra de Ruy Bello.
No sábado, 22 de Abril, é apresentado o livro Onde, de José Luís Peixoto, horas antes de o escritor participar na conferência “De Óbidos até lá Longe”.
No mesmo dia, o Auditório Municipal Casa da Música recebe a ópera Vénus e Adónis, com a participação do Grupo Coral Alma Nova, da Orquestra Sinfonietta d’Óbidos, do Coro Infantil Municipal de Óbidos e do maestro Fernando Lino.
A programação encerra no domingo, 23, depois do espectáculo Tocando Portugal, pelo trio Rumos Ensemble, agendado para as 17 horas.
Dedicado à literatura de viagens, e com ligações para a ilustração, a banda desenhada, a fotografia e a música, o festival Latitudes – Literatura e Viajantes acontece em Óbidos de 20 a 23 de Abril, inserido na programação Óbidos Vila Literária.
Estão anunciadas seis exposições e seis oficinas e workshops.
Apresentações de livros, conversas, jantares literários, concertos e conferências também integram o programa.
O cartaz inclui ainda um chá literário com tertúlia e pintura, leituras de poesia, um circuito de encadernação e ilustração, uma caminhada, animação pelos caretos de Podence e uma sessão de observação de estrelas.
Outros destaques são o encontro de urban sketchers e a apresentação dos Roteiros Literários de Óbidos.
Ao todo, cerca de 40 actividades, ao longo de quatro dias.