O paleontólogo Octávio Mateus foi o nome escolhido para presidir ao Conselho Científico da AGEO – Associação Geoparque Oeste, tendo sido eleito para um mandato de três anos.
Licenciado em Biologia e doutorado em Paleontologia, Octávio Mateus é docente na Universidade Nova de Lisboa, investigador no Museu da Lourinhã e sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Paleontologia.
Segundo informação disponível no site da AGEO, o conselho consultivo é “um órgão especializado, que actua no domínio do planeamento, desenvolvimento e avaliação das actividades científicas do Geoparque Oeste”.
Em comunicado, a AGEO explica que este novo organismo é composto 20 membros, “com relação profissionais e ou académica ao território do Geoparque Oeste”, de diferentes áreas de conhecimento, nomeadamente, geologia, paleontologia, biologia, geografia, ordenamento do território, sustentabilidade, arqueologia, museologia, enologia, história e economia.
João Zilhão, arqueólogo que esteve ligado à investigação da Criança do Lapedo, Vítor Serrão, historiador de arte, Maria de Jesus Fernandes, bióloga e antiga directora do Departamento de Conservação da Natureza e das Florestas de Lisboa e Vale do Tejo, João Ferrão, especialista em geografia humana e ordenamento do território, e Sérgio Leandro, investigador na área dos sistemas marinhos e oceanos e director da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do mar, são algumas das pessoas que integram o Conselho Consultivo.
Para João Serra, presidente da direção da AGEO, a constituição do Conselho Científico “é um dos actos mais importantes deste mandato, pois é a garantia de que o Geoparque Oeste pode efectivamente contar com o contributo científico de especialistas de reconhecido mérito nacional e internacional”.
Citado naquela nota de imprensa, o autarca diz ainda que este órgão consultivo será “uma estrutura fundamental para a capacitação científica do território deste Geoparque Mundial da UNESCO, mas também para toda a região Oeste”.
Com uma área total de 1.154 quilómetros quadrados, o Geoparque do Oeste integra os concelhos do Bombarral, onde está a sede da AGEO, Caldas da Rainha e Peniche. Em Março deste ano, passou a ser reconhecido como Geoparque Mundial da UNESCO.