“Ajuda-nos a regar as árvores da Lagoa da Ervedeira” será o mote da primeira acção de rega organizada pelo Grupo de Amigos da Lagoa da Ervedeira (GALE) este ano.
O evento realizar-se-á já no domingo, dia 13 de Junho, pelas 10 horas, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Leiria – 5.ª Companhia Monte Redondo e da Junta de Freguesia do Coimbrão.
O vice-presidente do GALE explica que, após a plantação de 650 árvores autóctones – pinho bravo, pinho manso, medronheiros e salgueiros -, realizada pelo grupo, a 7 de Março do ano passado, foi decididocontinuar a fazer o devido acompanhamento às plantas, para que o maior número possível sobreviva até se tornar viável.
Recorde-se que o fogo de 2017 destruiu praticamente todas as árvores à volta deste espelho de água, muito procurado por banhistas.
“As árvores desempenham uma importância extraordinária na constituição da envolvente à Lagoa da Ervedeira, uma vez que são as principais responsáveis pela formação de locais com sombra e pela melhoria da qualidade do ar”, refere Vírgílio Cruz.
E porquê regar ?
“Mesmo as espécies mais tolerantes à seca precisam de ser regadas com frequência durante os primeiros anos após a sua plantação. Este é um passo fundamental que pretendemos continuar a efectuar e vai fazer com que as raízes das árvores se desenvolvam e atinjam a profundidade necessária para conservar uma determinada árvore ou arbusto nos períodos de seca mais rigorosos que se aproximam”, explica.
No domingo, os voluntários devem dirigir-se à casa da “Guarda das Matas”, devendo fazer a inscrição de participação previamente clicando aqui.
“A Lagoa da Ervedeira é de todos e a preservação da Natureza é responsabilidade de todos!”, remata Vigílio Cruz