O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou o grau de alerta de tempo quente de aviso amarelo, para AVISO LARANJA, a partir de hoje, dia 7 de Julho.
Esta quinta-feira, a região deverá chegar aos 37º, na sexta-feira e sábado aos 39º e, no domingo e segunda, aos 34º. A temperatura voltará a chegar muito perto dos 40º na terça e quarta-feiras.
O risco de incêndio está no máximo, pelo que são de evitar quaisquer actividades profissionais que possam causar faíscas, como actividades agrícolas com máquinas, ou contribuir para a deflagração de fogo.
O Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e o Centro Hospitalar de Leiria emitiram um alerta à população da região advertindo para as temperaturas elevadas que se irão fazer sentir nos próximos dias e cuidados a ter.
Numa nota enviada às redacções, a ARSC sublinha que as medidas de protecção “são particularmente relevantes nas pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor: idosos, portadores de doenças crónicas, acamados, crianças de tenra idade e todos os que desenvolvem actividade, laboral ou de lazer, fisicamente intensa ou ao ar livre”.
Assim, nos dias de maior calor, a administração regional de saúde aconselha que evite a exposição solar entre as 11 e as 16 horas, no exterior, use protector solar com factor de protecção superior a 30, que use peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara.
Além disso, quando no exterior, utilize um chapéu de abas largas e óculos de sol, evite esforços físicos intensos, em especial nos dias e horas de maior calor, permaneça em locais frescos (à sombra) ou climatizados.
Beba água e sumos naturais de fruta, mesmo não tendo sede. Esta medida é especialmente importante nos idosos, porque não sentem sede, e nas crianças de tenra idade. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.