A OPEN – Associação para Oportunidades Específicas de Negócio, na zona industrial da Marinha Grande, vai acolher um laboratório de design e desenvolvimento de hardware com vista à construção de novas soluções de connected devices da NOS, “um modelo único no panorama de I&D nacional”. O protocolo entre as duas entidades foi assinado na semana passada.
“A NOS, como referência nas áreas de inovação e Internet of Things (IoT), consciente dos enormes desafios dos seus clientes na procura de soluções diferenciadoras para os seus negócios, toma a iniciativa de criar um ecossistema de desenvolvimento e inovação de hardware”, explica em comunicado.
Com a instalação deste laboratório aberto de desenvolvimento de hardware nas instalações da OPEN, “a academia, o ecossistema nacional de startups e os empreendedores serão desafiados ao desenvolvimento de novos equipamentos ligados à internet, capazes de trazer benefícios nas operações, nos serviços e na relação com o cliente das principais empresas nacionais. Estes desafios tecnológicos serão não só abrangentes, de carácter sectorial, como específicos a use cases e a necessidades concretas”, adianta o comunicado.
A primeira fase, planeada para o início de 2018, passa pela disponibilização de espaços devidamente infra-estruturados para o acolhimento dos projectos em fase de experimentação, prova de conceito e estudo de mercado. Espaços esses que servirão ainda de suporte às actividades de promoção e sensibilização para o empreendedorismo a realizar no âmbito desta iniciativa.
A parceria conta ainda com a participação da empresa WeADD, que “irá contribuir com a sua experiência na engenharia, design e inovação de produto, colaborando com a NOS na gestão dos projectos em toda a cadeia de valor dos desafios, desde a geração e desenvolvimento de ideias à prototipagem e ao desenvolvimento de produto”.
[LER_MAIS] “Um dos factores que prometem revolucionar a ligação de um cada vez maior número de equipamentos à internet são as novas tecnologias de comunicação, onde a NOS se destaca como pioneira nacional no investimento de rede NB-IoT, que promete trazer uma redução do custo dos equipamentos”, acrescenta o comunicado.
Para Joaquim Menezes, a instalação deste laboratório na incubadora da Marinha Grande tem grande relevância. “Sempre considerámos que era muito importante ter uma empresa âncora com ideias para conceber novos produtos”.
O presidente da OPEN adianta que este projecto vai ao encontro do desejo que havia em “encontrar uma empresa com a dimensão da NOS, ao nível da estrutura e projectos”, que pudesse instalar-se na incubadora.
A apresentação formal do laboratório deverá acontecer em Janeiro, no âmbito de um jantar-vínico.