Os Jogos Olímpicos têm início marcado para amanhã, com a realização da cerimónia de abertura, no rio Sena, em Paris, onde o canoísta Fernando Pimenta e a atleta Ana Cabecinha serão os porta-estandartes de Portugal.
Apesar da cerimónia de abertura estar agendada para amanhã às 19 horas (hora portuguesa), os Jogos já arrancaram em Paris, mas os atletas da região de Leiria só começam as respectivas competições a 31 de Julho.
Melanie Santos, natural de Alcobaça, será a primeira atleta da região a pisar o palco da maior competição desportiva do mundo. A prova de triatlo, onde está inserida, tem início às 7 horas do dia 31 de Julho.
A alcobacense ainda regressa para competir na prova de triatlo de estafetas mistas, pelas 7 horas de 5 de Agosto.
A residir em Leiria, mas a representar o Malawi, estará Filipe Gomes, nos 50 metros livres de natação. A primeira prova acontece pelas 10 horas de 1 de Agosto e, no mesmo dia, decorrem as semi-finais, às 19:44.
Caso chegue à final, o atleta nascido no Malawi, mas que cedo se mudou para Leiria, enfrenta a última prova às 19:30 horas do dia 2 de Agosto.
No mesmo dia, entra em acção Irina Rodrigues, de Leiria, no lançamento do disco. As provas de classificação do grupo A e grupo B acontecem às 17:55 e às 19:20 horas, respectivamente. A final está marcada para as 19:30 de 5 de Agosto.
A 8 de Agosto, Eliana Bandeira é chamada para o lançamento do peso às 9:25, na prova de classificação. Se passar à fase seguinte, a lançadora, que treinou vários anos em Leiria, participa na final do dia seguinte, pelas 18:40.
O breaking estará em estreia nos Jogos Olímpicos deste ano e Vanessa Marina, de Leiria, é a única representante feminina portuguesa na modalidade.
Tudo acontece a 9 de Agosto. A batalha de pré-classificatória para as b-girls está agendada para as 15 horas. A fase seguinte – os quartos-de-final – acontecem às 19 horas e, 45 minutos depois, começam as semi-finais. A final do breaking está marcada para as 20:15.
Os Jogos Olímpicos terão transmissão televisiva.