O Município de Ourém aprovou, na última reunião de câmara, obras em estradas no valor de 3,7 milhões de euros (ME). A maior fatia irá para a segunda fase da requalificação da designada estrada de Minde, com o executivo a aprovar a abertura do concurso pelo preço base de 2,5 ME.
A financiar com recurso a empréstimo bancário, a intervenção na estrada de Minde incidirá no troço entre o fim da zona urbana da freguesia de Fátima e o limite do concelho de Ourém com o de Alanena.
Segundo o presidente da câmara, Luís Albuquerque, o objectivo é que a obra comece em Janeiro do próximo ano. Já a primeira fase, que está em curso, deverá ficar concluída “em Setembro”, avançou o autarca no final da reunião de câmara, na qual o executivo adjudicou a reabilitação de várias estradas na União de Freguesias de Matas e Cercal, pelo valor de 756 mil euros (acrescidos de juros).
Na freguesia de Nossa Senhora da Piedade serão intervencionadas diversas ruas, incluindo a estrada principal de Vale Travesso e de Casal dos Crespos, no âmbito de uma empreitada adjudicada por 300 mil euros. Também a rua Principal do Carregal terá obras, orçadas em 149 mil euros.
Reconhecendo que estes investimentos representam “um esforço” para o orçamento municipal, o presidente da câmara frisa, no entanto, que são obras “necessárias”. “Durante muitos anos, não houve manutenção das estradas municipais, que se foram degradando. Muitas das vias a intervencionar são estradas principais das localidades”, alega Luís Albuquerque, garantindo que “praticamente todas já têm saneamento.