A Câmara de Ourém vai canalizar a poupança resultante de não realização de actividades de animação natalícia, devido à situação pandémica, para o apoio ao comércio tradicional e às famílias carenciadas do concelho. Irá, no entanto, existir iluminação natalícia nas cidades de Ourém e de Fátima.
No final da reunião de executivo realizada esta segunda-feira, o presidente da Câmara, Luís Albuquerque, explicou aos jornalistas que, em relação ao ano passado, haverá uma poupança de “80 mil euros”, verba que no último Natal foi canalizada para várias actividades de animação.
Este ano, esse valor irá custear as diversas iniciativas de apoio ao comércio local e a quem mais precisa.
Entre as acções previstas está uma campanha que consiste no sorteio de 150 vouchers, no valor de 75 euros cada, entre quem fizer compras no valor de 15 euros ou mais no comércio local. Essa verba terá de ser gasta no estabelecimento onde a compra foi efectuada.
O município irá também distribuir 5000 vales de cinco euros cada pelos alunos do concelho, destinados a compras nos estabelecimentos aderentes.
Na área social, a Câmara vai entregar cabazes de Natal a “todas as famílias” acompanhadas pela Acção Social do Município e oferecerá presentes aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho.
O objectivo das várias iniciativas é “minimizar o impacto” da pandemia no comércio local e “dar algum apoio a quem mais precisa”, alega Luís Albuquerque.